Domingo, 27 de Abril de 2025
28°

Parcialmente nublado

Belém, PA

Cidades PEIXE NOSSO DE...

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras e mercados municipais da...

16/04/2025 às 12h57
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Ascom Sedcon
Foto: Ascom Sedcon

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras e mercados municipais da capital para a distribuição doguia do consumidor “Peixe nosso de cada dia”, que orienta a população com informações para identificar a qualidade do peixe ofertado na Semana Santa. A iniciativa da Prefeitura de Belém faz parte das ações definidas noDecreto Municipal nº113.600/2025, que garante o abastecimento do pescado na capital.

 “O ‘Peixe nosso de cada dia´ é um informativo prático comdicas essenciais para identificar se o pescado está ou não apto para consumo. Além de garantir o abastecimento do peixe à população, a Sedcon também quer ajudar os consumidores da capital a escolher um produto seguro e com qualidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, que também esteve participando da ação de conscientização nas feiras e mercados de Belém.

Marly Takgi mora no bairro do Guamá, mas sempre vai à Feira da 25 comprar peixe. A consumidora ficou satisfeita com as informações que recebeu da Sedcon. “Eu particularmente sei identificar se o pescado está bom para consumo, mas têm muitas pessoas que não estão acostumadas e acabam levando para casa um produto sem qualidade”, observou Marly.
Já no mercado municipal do Telégrafo, Glória Varela pegou um guia do consumidor para ela e outro para a funcionária que trabalha em sua casa. “Achei superinteressante essas informações e quero repassar esse conhecimento para quem eu puder. Quero parabenizar a Prefeitura de Belém por essa iniciativa”, disse Glória.

Espécies de peixe mais consumidas pela população de Belém

Segundo o presidente do Sindicato dos Peixeiros de Belém, Fernando Souza, que é vendedor de peixe no Mercado de Ferro do Complexo do Ver-o-Peso, “asespécies mais consumidaspelos clientes nesse período de Semana Santa são a dourada,o filhote, o tambaqui, a pescada amarela e a pescada branca”. Ainda segundo o permissionário da Sedcon, “aexpectativaé que na quinta-feira e sexta-feira Santa, nossa venda aumente 50% em relação aos demais dias do ano”, destacou Fernando.

Vendedor de pescado há 43 anos na feira da 25, Trindade da Silva Corrêa, é conhecido no espaço pelo boxe Peixe Bola. “Aqui o movimento é sempre intenso, mas sem dúvida os pescados mais pedidos nessa Semana Santa são o filhote e pescada amarela. Estamos preparados para ofertar peixe de qualidade aos nossos clientes”, enfatizou o permissionário. 

Dicas para a melhor escolha do pescado

Seguem algumas dicas que a Sedcon disponibilizou no guia do consumidor “Peixe nosso de cada dia” para ajudar a população a identificar a qualidade do pescado comercializado durante o período da Semana Santa:

  • Pescado com qualidade deve apresentarolhos brilhantes e salientes; escamas firmes e bem aderidas à pele; guelras avermelhadas, úmidas e brilhantes; carne firme e elástica (ou seja, não deixar marcas) à pressão dos dedos; devem ter odor próprio, suave, característico da espécie.
  • Na hora de comprar– Compre somente pescados mantidos sob refrigeração ou geladeiras; evite comprar pescados em estabelecimentos sem higiene; a pesagem deve ser feita na presença do consumidor; caso o peixe já esteja embalado, o consumidor deve solicitar a conferência do peso do produto.
  • Em caso de identificar alguma irregularidade na forma como o pescado é comercializadonas feiras e mercados municipais de Belém, a denúncia pode ser feita presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), localizada na Av. Doutor Freitas, 2272, Marco, ou pelo telefone 98500-9311.
     
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias