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Mais de 34 mil alunos participam do exame em Belém

“Com certeza foi um sucesso”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém, Patrick Tranjan, sobre a aplicação das provas daAvali...

20/03/2025 às 16h33
Por: Redação Fonte: Agência Belém
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Foto: Luís Miranda/Semec
Foto: Luís Miranda/Semec

“Com certeza foi um sucesso”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém, Patrick Tranjan, sobre a aplicação das provas daAvaliação Diagnóstica Belém 2025, realizada nas escolas municipais do dia 18 até esta quinta-feira (20).

O exame ocorreuem 97 das 204 unidades municipais de ensino e teve a participação de mais de 34 mil alunos do 2° ao 9° ano, alcançando 95% dos estudantes, um recorde.

A avaliação é uma forma deverificar o nível de aprendizagem e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes darede municipal em questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Oresultado da avaliação será publicado pela Semec e servirá de base para subsidiar os professores em sala de aula, indicando os problemas de aprendizado de cada aluno. Com isso, os educadores podem definir os conteúdos e materiais adequados paragarantir uma educação de qualidade na rede de ensino. 

“A participação dos alunos na avaliação foi massiva, isso vai ajudar a gente a fazer ummapa de aprendizado dos nossos estudantes. Com essa avaliação, começa o trabalho de fato, que é darsuporte para os professores em salas de aula”, falou o secretário.

Acolhida e alimentação

Nos dias de aplicação do exame,além da merenda escolar, as unidades de educação também serviram um café da manhã para acolher os estudantes antes das provas.

As escolas acolheram os estudantes com café da manhã antes da prova e depois teve a tradicional merenda escolar - Crédito: Luís Miranda/Semec
As escolas acolheram os estudantes com café da manhã antes da prova e depois teve a tradicional merenda escolar - Crédito: Luís Miranda/Semec

Pedro Mikael Rocha, 14 anos, é estudante do 9° ano da Escola Alzira Pernambuco. Para ele, a avaliação diagnóstica vai mostrar quem tem ou quem não tem o domínio da escrita e da leitura. “Achei legal essa prova, porque tem muita gente na escola que não aprendeu direito, ficam só escrevendo, escrevendo, mas não aprenderam nada”, avalia Pedro.

O aluno da Escola Municipal Alzira Pernambuco, Pedro Mikael, disse gostou da avaliação que deve mostrar o nível de aprendizado do alunos - Crédito: Luís Miranda/Semec
O aluno da Escola Municipal Alzira Pernambuco, Pedro Mikael, disse gostou da avaliação que deve mostrar o nível de aprendizado do alunos - Crédito: Luís Miranda/Semec

Nos dias de prova, osecretário de educação visitou as escolas para reunir com alunos e profissionais de educação. Durante as conversas, ouviu sobre dificuldades enfrentadas pelas unidades e discutiu propostas para melhorar o dia a dia. “Os maiores interessados nas escolas são os estudantes e nós precisamos ouvi-los. Vamos criar um canal de escuta, que faça essa ponte entre os alunos e a Secretaria de Educação”, pontuou o secretário.

Texto: Luís Miranda

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