Mosqueiro ganha mutirão de limpeza na virada do ano
Logo no primeiro dia de 2025, a nova gestão da Prefeitura de Belém começou a realizar o mutirão de limpeza na Ilha de Mosqueiro, que na virada do a...
02/01/2025 às 16h15
Por: RedaçãoFonte: Agência Belém
Compartilhe:
Logo no primeiro dia de 2025, a nova gestão da Prefeitura de Belém começou a realizar o mutirão de limpeza na Ilha de Mosqueiro, que na virada do ano recebe cerca de 30 mil pessoas para comemorar o réveillon no balneário. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento, o mutirão envolve trabalhos de varrição de calçadas, meio-fio e das praias da orla, além de roçagem, coleta domiciliar e retirada de entulho. Realizado desde às 4h da madrugada, o mutirão conta com 150 trabalhadores da terceirada Ciclus Amazônia, além de oito caçambas, cinco carros compactadores e uma pá mecânica. Em dois dias de trabalho, o mutirão já removeu mais de 400 toneladas de entulho e resíduos sólidos das praias do Bispo, Chapéu Virado, Farol, Porto Arthur, Ariramba, Murubira, Carananduba (praia e praça), Baía do Sol, Paraíso, Marahu e na orla da Rua 16 de Novembro. Nesta sexta, o mutirão será realizado na praia de São Francisco. De acordo com a futura Secretária Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins Ferreira, “o mutirão em Mosqueiro, após o réveillo, começou antes da operação Belém Limpa, porque era fundamental limpar as praias para garantir a conservação do meio ambiente na ilha. E como muita gente permanecerá em Mosqueiro, até domingo nosso trabalho de limpeza continuará para que os moradores e visitantes possam ter conforto e ambiente limpo com varrição, roçagem, coleta domiciliar e remoção de entulho e lixo das praias”. A autônoma Andrea Rodrigues trabalha na Praça do Carananduba há 18 anos e elogiou o mutirão. "É muito bom a gente ver esse trabalho de limpeza, que começa ainda de madrugada. É bom a gente poder trabalhar num ambiente tranquilo e limpo e é super importante não só pra quem trabalha, mas também para os visitantes". José Magno Pereira, aposentado e morador da vila, fez questão de destacar o mutirão como diferencial no trato com os resíduos sólidos na ilha. "É a primeira vez que eu vi uma limpeza tão rápida. No dia 1º, as praias já estavam limpas. Bom pra nós que moramos e gostamos de ver nossas praias limpas", comentou.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.