Domingo, 03 de Novembro de 2024
33°

Tempo nublado

Belém, PA

Geral SEGURANÇA PÚBLICA

Seap promove revista geral nas unidades penais da Região Metropolitana de Belém

Principais casas penais foram vistorias pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para a manutenção da ordem e tranquilidade

11/10/2024 às 11h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Jaime Diniz (Estagiário SEAP)
Crédito: Jaime Diniz (Estagiário SEAP)

Com o objetivo de garantir a tranquilidade nas casas penais durante o final de semana do Círio de Nazaré, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma revista geral, na manhã da quinta-feira (10), nas principais unidades penais da região metropolitana de Belém. Concentrada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, a operação objetivou a manutenção da ordem e tranquilidade nas casas penais.

O secretario adjunto de Gestão Operacional (SAGO) da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, destacou que a operação de revista geral estava programada com antecedência, como sempre ocorre às vésperas do Círio.

"A ação serve para que a gente possa checar o ambiente carcerário, verificar todas as celas, fazer a conferência de presos, fazer uma higienização na cadeia, criar o protocolo e manter os protocolos de segurança estabelecidos no nosso manual. Isso traz como resultado a tranquilidade para os operadores trabalharem", afirmou o secretário adjunto.

Ele observou, ainda, "a gente checa as instalações, faz a verificação de água, de alimentação dos presos, que faz parte também da nossa atribuição, da nossa missão institucional, que é promover a custódia e as assistências necessárias às pessoas privadas de liberdade”.

O secretário informou que, durante esse final de semana, haverá o reforço de efetivo nas unidades com as rondas das especializadas do Comando de Operações Especiais (COPE), do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR).

Parte do GBR também vai trabalhar junto com os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“O GBR irá atuar no que tange a fiscalização dos monitorados em todas as romarias que acontecerão no Círio de Nazaré, como sempre fazemos durante esses feriados prolongados, para que a gente possa ter uma tranquilidade melhor, trazendo como resultado a paz social”, garantiu Ringo Alex.

Sem saída temporária- O secretário adjunto afirmou que durante este final de semana as saídas temporárias estarão suspensas, e só devem retornar a partir da próxima terça-feira (15). O objetivo é garantir maior agilidade no monitoramento e fiscalizações durante a realização das romarias e eventos alusivos a festividade do Círio, devido a grande aglomeração de pessoas nestes eventos.

“As saídas temporárias são feitas de forma fracionada, atendendo todo o calendário da Justiça e exclusivamente por ser o Círio de Nossa Senhora de Nazaré agora no domingo. Essa semana não terá nenhum custodiado, nenhum preso, nenhum interno liberado em saída temporária para evitar mais tumulto nas aglomerações e dificultando também as nossas fiscalizações. Então, a próxima saída temporária, que seria já a terceira etapa do Círio, ela acontecerá após o evento, após a Romaria de domingo, e isso vai acontecer somente a partir de terça-feira”, esclareceu Ringo.

O comandante do COPE, capitão PM Rubens Maués, acompanhou a ação durante toda a manhã e considerou positiva a realização da operação nas principais unidades da região metropolitana.

“Graças a Deus transcorreu tudo normal. E já é uma forma de a gente estar o tempo todo, estar atentos. O nosso secretário determina e a gente cumpre, fazendo o nosso papel. Realizamos a revista minuciosa, com foco natranquilidade para as unidades penitenciárias, para os diretores e para os servidores, em geral”, garantiu o comandante do COPE.

O comandante do GAP, policial penal Júlio César Néris, também avaliou de modo positivo a ação preventiva nas unidades. “Hoje especificamente a gente concentrou os esforços na Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V), e fizemos a ronda em todas as outras unidades. Mais uma vez, procurando antecipar aquele trabalho preventivo já por conta do período do final de semana, para que a gente tenha tranquilidade, para que possa correr tudo dentro da normalidade sem nenhum problema, se Deus quiser”, pontuou o comandante Néris.

Diretor da Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V), Geraldo Gomes, disse que "é importante que a gente faça uma revista minuciosa em todas as celas da unidade, para que a gente não seja surpreendido no decorrer desse feriado, e assim mantemos a ordem e a disciplina dentro do estabelecimento prisional, bem como realizamos as atividades internas, reforçando a execução da polícia penal e a garantia dos protocolos de segurança estabelecidos pela Seap”, finalizou o diretor.

Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias