Com o objetivo de garantir a tranquilidade nas casas penais durante o final de semana do Círio de Nazaré, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou uma revista geral, na manhã da quinta-feira (10), nas principais unidades penais da região metropolitana de Belém. Concentrada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, a operação objetivou a manutenção da ordem e tranquilidade nas casas penais.
O secretario adjunto de Gestão Operacional (SAGO) da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, destacou que a operação de revista geral estava programada com antecedência, como sempre ocorre às vésperas do Círio.
"A ação serve para que a gente possa checar o ambiente carcerário, verificar todas as celas, fazer a conferência de presos, fazer uma higienização na cadeia, criar o protocolo e manter os protocolos de segurança estabelecidos no nosso manual. Isso traz como resultado a tranquilidade para os operadores trabalharem", afirmou o secretário adjunto.
Ele observou, ainda, "a gente checa as instalações, faz a verificação de água, de alimentação dos presos, que faz parte também da nossa atribuição, da nossa missão institucional, que é promover a custódia e as assistências necessárias às pessoas privadas de liberdade”.
O secretário informou que, durante esse final de semana, haverá o reforço de efetivo nas unidades com as rondas das especializadas do Comando de Operações Especiais (COPE), do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR).
Parte do GBR também vai trabalhar junto com os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
“O GBR irá atuar no que tange a fiscalização dos monitorados em todas as romarias que acontecerão no Círio de Nazaré, como sempre fazemos durante esses feriados prolongados, para que a gente possa ter uma tranquilidade melhor, trazendo como resultado a paz social”, garantiu Ringo Alex.
Sem saída temporária- O secretário adjunto afirmou que durante este final de semana as saídas temporárias estarão suspensas, e só devem retornar a partir da próxima terça-feira (15). O objetivo é garantir maior agilidade no monitoramento e fiscalizações durante a realização das romarias e eventos alusivos a festividade do Círio, devido a grande aglomeração de pessoas nestes eventos.
“As saídas temporárias são feitas de forma fracionada, atendendo todo o calendário da Justiça e exclusivamente por ser o Círio de Nossa Senhora de Nazaré agora no domingo. Essa semana não terá nenhum custodiado, nenhum preso, nenhum interno liberado em saída temporária para evitar mais tumulto nas aglomerações e dificultando também as nossas fiscalizações. Então, a próxima saída temporária, que seria já a terceira etapa do Círio, ela acontecerá após o evento, após a Romaria de domingo, e isso vai acontecer somente a partir de terça-feira”, esclareceu Ringo.
O comandante do COPE, capitão PM Rubens Maués, acompanhou a ação durante toda a manhã e considerou positiva a realização da operação nas principais unidades da região metropolitana.
“Graças a Deus transcorreu tudo normal. E já é uma forma de a gente estar o tempo todo, estar atentos. O nosso secretário determina e a gente cumpre, fazendo o nosso papel. Realizamos a revista minuciosa, com foco natranquilidade para as unidades penitenciárias, para os diretores e para os servidores, em geral”, garantiu o comandante do COPE.
O comandante do GAP, policial penal Júlio César Néris, também avaliou de modo positivo a ação preventiva nas unidades. “Hoje especificamente a gente concentrou os esforços na Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V), e fizemos a ronda em todas as outras unidades. Mais uma vez, procurando antecipar aquele trabalho preventivo já por conta do período do final de semana, para que a gente tenha tranquilidade, para que possa correr tudo dentro da normalidade sem nenhum problema, se Deus quiser”, pontuou o comandante Néris.
Diretor da Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V), Geraldo Gomes, disse que "é importante que a gente faça uma revista minuciosa em todas as celas da unidade, para que a gente não seja surpreendido no decorrer desse feriado, e assim mantemos a ordem e a disciplina dentro do estabelecimento prisional, bem como realizamos as atividades internas, reforçando a execução da polícia penal e a garantia dos protocolos de segurança estabelecidos pela Seap”, finalizou o diretor.
Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap