O município de Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, no oeste do Estado, começa a celebrar o Çairé, na Vila de Alter de Chão, uma das mais antigas manifestações culturais da Amazônia, em meio a mais uma obra importante do Governo do Pará na área saneamento básico, executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
O trabalho preventivo na rede de esgoto e na oferta de água de qualidade, realizado desde o início desta semana, considera o aumento populacional como uma das bases para o planejamento de ações que garantam segurança, tranquilidade e comodidade a quem participa das celebrações - visitantes e a população local. Equipes da Cosanpa fazendo os serviços preventivos em Alter do Chão
“Nós sabemos do valor e da importância que essa festa representa para todos os paraenses. É o momento de mostrar nossa cultura através das tradições religiosas e dos povos originários. Por isso, intensificamos ações em Santarém (área urbana) e em Alter do Chão para limpeza das redes de esgoto e fortalecimento da oferta de água”, informou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
Símbolo da Festa do Çairé, que representa a Santíssima TrindadeEstrutura- O programador de software Leandro Vettori, saiu de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, para prestigiar a festa no oeste paraense. Hospedado em Alter do Chão, ele garante que “aqui tem tudo para o conforto do turista. Fiquei até surpreso com a estrutura da vila e a qualidade de tudo que é proporcionado para nós. Cheguei hoje, e já estou com saudade desse lugar".
Segundo o coordenador de Esgoto da Cosanpa em Santarém, Jamison Leal, para Alter do Chão foram enviados caminhões-pipa e hidrojato para abastecimento de água em hotéis e pousadas, além da limpeza de fossas. “Fizemos um atendimento anterior ao evento com visitas técnicas e envio dos caminhões, que continuarão atendendo à população, conforme as demandas ou necessidades que identificarmos no período”, informou o coordenador.
O reforço nas equipes e serviços em Santarém será mantido mesmo após o término do Çairé, neste domingo (22). O objetivo é fortalecer os serviços da Companhia a partir de manutenções nos sistemas de abastecimento de água e na rede de esgoto da zona urbana, que será base de partida para outros municípios atendidos pela Cosanpa na região, como Monte Alegre, Alenquer e Oriximiná.
Texto: Meliny Campos- Ascom/Cosanpa