Sexta, 13 de Setembro de 2024
25°

Neblina

Belém, PA

Anúncio
Geral AGOSTO LILÁS

Empreendedorismo é ferramenta no enfrentamento à violência contra mulheres

Secretaria de Estado das Mulheres e Cosanpa promovem diálogo no âmbito da campanha 'Pela Vida Delas - Feminicídio Zero'

28/08/2024 às 18h56
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A programação coordenada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) dentro da campanha "Pela Vida Delas - Feminicídio Zero", alusiva ao "Agosto Lilás", prosseguiu na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), com um bate-papo sobre empreendedorismo feminino e sua utilização como ferramenta de empoderamento e garantia de independência econômica. A iniciativa é fruto da parceria entre a Semu, por meio da Diretoria de Autonomia Econômica e Políticas Transversais, e Cosanpa. Secretária Paula Gomes: igualdade de gênero é uma causa de todos

As participantes falaram sobre temas presentes no cotidiano de milhões de mulheres, como os desafios de empreender, conciliar maternidade com vida profissional, posicionamento no mercado e sobrecarga decorrente do trabalho externo e doméstico.

Na abertura do evento, a titular da Semu, Paula Gomes, afirmou ser "uma alegria enorme estar aqui hoje. Afinal, essa não é uma luta só da Secretaria de Estado das Mulheres, mas sim uma luta de todos nós, como sociedade. Para que a igualdade de gênero seja de fato promovida todos nós precisamos abraçar essa causa".

"Aqui, nós seguimos a diretriz do nosso governador, Helder Barbalho, colocando em prática o respeito ao próximo, sobretudo às mulheres. E nós faremos da campanha 'Agosto Lilás' uma campanha permanente. Deixo aqui as portas da Cosanpa abertas para todas as mulheres. Não aceitem nenhum tipo de desrespeito. Friso também que o respeito e o cuidado são fundamentais, e fazem parte da nossa gestão", garantiu o presidente Cosanpa, José Fernando Júnior.

Recomeços -O primeiro diálogo teve a participação de seis empreendedoras que atuam em Belém (incluindo o Distrito de Mosqueiro). Suzana Araújo, 53 anos, viu no empreendedorismo uma oportunidade de recomeçar. "Estou muito feliz em poder participar desse evento porque nos possibilitou uma nova forma de enfrentamento à violência. Nós sabemos que muitas mulheres entram no empreendedorismo por uma questão financeira, e também com a intenção de fugir desse ciclo de violência. Hoje, nós estamos dando protagonismo para essas mulheres que estão aqui, contando suas histórias de superação por meio do empreendedorismo. Isso é fantástico!", disse Suzana. Consultora em Gestão Mei Habib ministrou a palestra sobre empreendedorismo

Antônia Aleixo, diretora de Autonomia Econômica da Semu, ressaltou que os momentos de diálogo servem também para fortalecer as mulheres assistidas pela Secretaria. "Essa ação encerra a nossa programação elaborada especialmente para este mês de agosto. E o empreendedorismo vem para fortalecer e empoderar essas mulheres, por meio da autonomia econômica. Aqui, nós não estamos falando só de empreendedorismo; também estamos trazendo os produtos dessas mulheres para serem comercializados", informou.

Violonista Salomão Habib: 'toda e qualquer forma de violência não deve ser praticada'Homenagem- A programação incluiu a palestra "A Figura da Mulher no Empreendedorismo: Estratégias de Cooperação pela Não Violência", ministrada pela consultora em Gestão Mei Habib. O evento contou com a participação especial do violonista, professor e pesquisador Salomão Habib, que prestou uma homenagem às mulheres.

"Ter consciência, falar sobre esse assunto tão importante, delicado e historicamente já ocorrido, porque a luta das mulheres é histórica, é muito importante. E nós, homens, precisamos ter a consciência de que toda e qualquer forma de violência não deve ser praticada. O respeito é a base do amor, o amor é base de uma sociedade mais justa, plena e humana. A Secretaria está de parabéns por essa iniciativa", disse Salomão Habib.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias