dante
Para marcar o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, a Prefeitura de Belém realizou a atividade Guarda Amigo da Escola, no distrito de Outeiro, na última sexta-feira, 9. Alunos, na faixa etária de 4 a 14 anos, da Escola Municipal Helder Fialho Dias tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa promovida pela Guarda Municipal de Belém.
Durante a programação, os alunos conheceram a Banda de música da GMB. Diferente dos outros agentes da Guarda Municipal, que usam armamento, coletes e tonfas, os integrantes da banda utilizam, nas mãos, flautas, saxofones, clarinetes, trombones, baterias, entre outros instrumentos musicais como forma de prevenção.
E foi assim que os músicos alegraram as crianças, com muita cultura, música regional e hits do momento. A aluna do jardim I, Cauane Luiza Castro, 4 anos, adorou a apresentação da Banda. “Gostei muitos da banda, fiquei animada e feliz quando tocou a música do Baby Shark”, disse.
Ao lado dos adestradores da equipe do Grupamento de Ações Táticas com Cães, o cachorro da raça Pastor Belga Malinois, Hagi, levou alegria, diversão e muita interação com as crianças e pré-adolescentes.
Os colegas de turma do 9° ano, Herisson Lopes, Rogério Oliveiria, Mateus Silva e Robson Cardoso, todos com 14 anos, acharam interessante a obediência do cão. “Muito legal o cão. Gostei quando ele conseguiu imobilizar o homem, na hora que o guarda deu o comando”, comentou Herrison.
A programação também teve três palestras. A comunidade escolar participou do debate "Cyberbullying na Escola", com o assessor da GMB, Daniel Azevedo; "Proteção do Patrimônio Público", com a inspetora Risoneida Oliveira; e "Comunicação não Violenta", com o guarda municipal Felipe Costa.
Políticas preventivas
De acordo com o chefe da Divisão de Operações ( DOP) da GMB, inspetor Élcio Vale, a Atividade Guarda Amigo da Escola foi levada a 11 escolas municipais, no primeiro semestre. "Hoje, retornarmos com a programação e para nós é uma satisfação. Essa atuação da Guarda Municipal nas unidades escolares possibilita a implementação de políticas preventivas. Quanto mais perto da classe estudantil, mais princípios e valores passamos para eles”, explicou o inspetor.
Segundo o coordenador pedagógico da escola Helder Fialho, Luciano Cavalcante, as rondas realizadas pela GMB são importantes, assim como a interação entre guardas e comunidade escolar é necessária. “Os guardas vêm em rondas e faço questão que eles mantenham contato com os alunos e corpo docente. Essa parceria é muito importante”, diz o coordenador.
Luciano Cavalcante complementa, ainda, que a atividade da última sexta-feira, 9, foi especial. “Foi um dia diferente e de muita troca e aprendizado”, concluiu.