É o tipo de imagem que não se vê, por exemplo, no verão. Imagens de satélites meteorológicos desta quarta-feira mostravam grande parte do Brasil sem nenhuma nuvem no céu em um raro dia com quase todo o território brasileiro sem cobertura alguma de nebulosidade.
Por que o tempo tão aberto e sem nuvens em nosso país? A explicação está no perfil de umidade na atmosfera sobre o Brasil. A maior parte do país está sob influência de uma grande massa de ar seco que inibe a ocorrência de chuva e favorece o tempo aberto.
O período de inverno marca o auge da chamada estação seca no Centro do Brasil com chuva muito pouco frequente ou escassa em cidades do Centro-Oeste e do Sudeste com predomínio de dias de sol e muito baixa umidade, favorecendo o tempo aberto.
O que chamava atenção nas imagens de satélite de hoje era, embora o tempo aberto, a presença de fumaça na atmosfera gerada por queimadas que se proliferam por vários estados brasileiros, afetando biomas como o Pantanal, Cerrado e a Amazônia.
O tempo muito seco e quente favorece a ocorrência de queimadas, apesar de que na maior parte das ocorrências a origem do fogo é deliberada e provocada pelo homem, como em episódios de desmatamento ou uso irregular do solo.
Quase todos os estados brasileiros anotaram valores de umidade relativa do ar na tarde desta quarta-feira abaixo de 30%, mesmo os três do Sul. Em pontos do Centro-Oeste, a umidade desceu a valores durante a tarde tão baixos que ficaram entre 10% e 15%.
FONTE: https://metsul.com/2024-07-24-nuvens-brasil-satelite/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR3flwCyJAyKJJP0GC5v8a2AgwQ5nAenT27NAF72eAw8n_7Z6i1OH7HPQn4_aem_cU5RRLe3KwcNBIDCOwjSiw .