Quarta, 09 de Outubro de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Cidades INCLUSÃO

Banho Acessível realizado pela Prefeitura de Belém promove alegria para pessoas com deficiência em Mosqueiro

Prefeitura Municipal de Belém utilizou cadeiras anfíbias para permitir um banho com segurança de pessoas com deficiência nas águas da praia do Farol.

22/07/2024 às 17h11
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Banho Acessível realizado pela Prefeitura de Belém promove alegria para pessoas com deficiência em Mosqueiro

O Banho Acessível levou alegria para pessoas com deficiência (PCD) em Mosqueiro neste sábado (20) e domingo (21). As praias lotadas de banhistas também tiveram espaço para a acessibilidade de várias pessoas atendidas pelas equipes da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), que utilizou cadeiras anfíbias para permitir um banho com segurança nas águas da praia do Farol. A ação, que integrou o Verão 2024, foi realizada nas manhãs neste final de semana.

A atividade realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) foi gratuita para todos os que se dirigiram até o local. Uma das pessoas, que aproveitaram a atividade, foi a estudante de educação física e atleta Aida Nunes, de 47 anos. Esse é o terceiro ano que Aida participa do Banho Acessível.

Aventura e inclusão

“A gente tem que se aventurar. Como eu não sabia como era a acessibilidade do projeto da Sejel sobre a inclusão foi muito bom. Tem certas pessoas que têm um tipo de pensamento. Como vai ser? Vai carregar para a praia? Vai ser numa cadeira? Como é essa cadeira? Vinham esses pensamentos para mim. Eu não sabia como era. Pensei em várias coisas. Mas foi muito gratificante, gostei muito. Estou há três anos vindo, incentivo outras pessoas. Tem pessoas que infelizmente têm dificuldade com a acessibilidade”, detalhou. 

O marido de Aida, Marcio dos Santos, 44 anos, elogiou o trabalho. “É muito importante para ela tomar um banho. Se não for dessa maneira da Sejel, que faz esse trabalho bacana demais, muitas pessoas que são cadeirantes não têm a possibilidade de ter esse banho na praia”, disse. “Ela ficou três horas dentro da água ontem, é uma experiência joia. Eu conheci ontem esse trabalho. É muito interessante e legal mesmo”, agradeceu.

Para Aida, o projeto permite que muitas pessoas que ficam dentro de casa pela dificuldade de acessibilidade possam também ter oportunidade de lazer. “Ter um programa desse da Sejel dá acessibilidade, porque muita gente fica presa dentro de casa, mediante situações que estão acontecendo. Algumas pessoas ficam depressivas, outras têm vergonha de ser o que são. Por isso precisamos saber viver e sobreviver. Eu sempre digo para mim. Eu não sou deficiente, eu tenho uma limitação, para que a gente nunca desista das coisas que a gente queira”, assegurou. 

Direito ao lazer

O coordenador de eventos da Sejel, Eder Lorrand, ressaltou o prazer da equipe em realizar a atividade para as pessoas com deficiência e de locomoção. “O Banho Acessível em Mosqueiro é muito importante, porque tem muitas pessoas que gostam de vir para cá, por ser perto de Belém. Todos têm o direito de vir para ilha e de curtir nossas praias”, declarou.

A programação de Verão 2024 da Prefeitura Municipal de Belém continua, nesta semana, com atividades na praia do Farol com treinamento funcional às 7h e hidroginástica às 9h. Pela tarde, a partir das 16h, no palco da Sejel, ocorre o alongamento, ginástica e aula de ritmos.

Texto:

Vito Gemaque

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias