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Saúde ABELARDO

Em seis meses, Hospital Abelardo Santos registra mais de 441 mil atendimentos

Números reafirmam importância estratégica da unidade para assistência à saúde pública da população paraense, destacando os cuidados e diagnósticos

09/07/2024 às 13h45
Por: Redação Fonte: Agência Pará
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Em seis meses, Hospital Abelardo Santos registra mais de 441 mil atendimentos

Considerada a maior unidade pública do governo do Pará, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém, realizou 441,8 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2024. Referência no atendimento à mulher e à criança em quatro frentes pediátricas, os números estão distribuídos entre exames, consultas, sessões de hemodiálise, cirurgias, entre outros procedimentos.

Dentro desse contexto, a maior parte desses registros está relacionada a exames, totalizando 408.219 atendimentos desse tipo no primeiro semestre. Entre os principais estão: análise clínica (346.780); radiografia (19.191); hemodiálise (11.106); ultrassonografia eletiva (9.059); tomografia computadorizada eletiva (4.615); diagnóstico histopatológico (3.190); e outros exames (14.278).

Os números expressivos demonstram a robustez da infraestrutura do HRAS para o suporte e diagnóstico dos pacientes. Incluem-se ainda ecocardiograma, radiologia intervencionista, eletrocardiograma, biópsia de próstata e mama guiada por ultrassom, mamografia, diálise peritoneal, endoscopia, colonoscopia, eco doppler arterial, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.

Segundo o pedreiro Augusto Branco, 58 anos, um dos destaques é o atendimento humanizado prestado pelo HRAS. "Já estou me tratando há um mês e meio. Nesse período, sempre recebemos atenção e carinho por parte de toda a equipe, o que faz com que o tratamento, até o mais doloroso, seja mais leve. Sou muito agradecido a cada um e a Deus por ter me dado a oportunidade de me tratar aqui", pontua.

Consultas e cirurgias

No mesmo período, o HRAS registrou um total de 27.647 consultas especializadas, com a clínica médica liderando com 5.763 serviços. Em seguida, destacam-se urologia (4.055 consultas), cirurgia vascular (3.476), fisioterapia (3.970), nefrologia (2.957), cardiologia (1.538), neurocirurgia (1.423), ginecologia (1.228), cirurgia pediátrica (1.033), curativos de alta complexidade (738), e afins(1.466).

Além disso, foram realizadas 6.028 intervenções cirúrgicas nos seis primeiros meses de 2024. As cirurgias de urgência e emergência obstétricas-ginecológicas se destacaram com 2.930 procedimentos. Outros incluíram cirurgia vascular geral (606), correção de pé-torto congênito (475), urgência e emergência pediátrica (467), urologia (390), ginecologia efetiva (210), cirurgia geral (187), etc.

Para a diretora-geral, Aline Oliveira, o Abelardo é uma peça fundamental na saúde pública do Pará. “Esse volume de atendimentos reflete o nosso compromisso com os paraenses. Portanto, esse é um motivo de orgulho em poder proporcionar um serviço completo que abrange desde diagnósticos precisos até procedimentos cirúrgicos complexos, sempre com excelência e cuidado dedicado", diz.

Estrutura

O Hospital Abelardo Santos disponibiliza 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. Para atender essas demandas, a unidade possui 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para adultos e crianças, com atendimento 24 horas.

“Essa quantidade de atendimentos é reflexo do trabalho que vem sendo realizado e que prioriza a saúde pública de qualidade para todos os cidadãos que chegam nessa unidade. Trata-se de um número para comemorar, mas que também nos dá ainda mais responsabilidades para continuar desempenhando nosso bom trabalho”, afirma a Secretária de Saúde do Estado (Sespa), Ivete Vaz.

Satisfação

Os números de atendimentos são acompanhados pela taxa média de satisfação, que está acima de 90% entre os usuários. O tratamento humanizado, a alta segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

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