Sábado, 20 de Julho de 2024
34°

Parcialmente nublado

Belém, PA

Anúncio
Cultura ARTE

Intervenções artísticas nas estações do BRT conclui 23 painéis com temas relacionados à Amazônia

O projeto é patrocinado pela Equatorial Pará, via Lei Semear de incentivo à cultura do Governo do Estado, e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

04/07/2024 às 09h55
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Intervenções artísticas nas estações do BRT conclui 23 painéis com temas relacionados à Amazônia

Com artes que refletem sobre a Amazônia e temas relacionados à sustentabilidade, o projeto Cores do Pará está a todo vapor e trazendo mais vida e cores para as três estações troncais do BRT: Tapanã, Maracacuera e São Brás. As intervenções artísticas da “Galeria de Arte Urbana de Belém” iniciaram no dia 17 de junho e já contam com 23 paineis apresentados à população.

O projeto é patrocinado pela Equatorial Pará, via Lei Semear de incentivo à cultura do Governo do Estado, e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

“Essa é uma ação na qual arte, cultura, turismo e sustentabilidade estão conectados. Desejamos que cada cidadão possa desfrutar de obras artísticas e vejam uma cidade com mais cores, com mais vida. Por meio dessa intervenção, os passageiros poderão vivenciar mais das obras dos nossos talentosos artistas”, declara o presidente interino da Fumbel, Jamil Mouzinho.

Arte e Sustentabilidade

O projeto atua como uma ação de divulgação das obras de artistas visuais paraenses, fazendo com que possam alcançar cada vez mais um público maior.  Além disso, surge como uma ação de sustentabilidade que alertará sobre as riquezas da Amazônia e os cuidados necessários com o meio ambiente durante a COP-30, que será realizada em Belém em 2025.

Até esta quarta-feira, 3, 23 obras já foram criadas e seguem encantando os passageiros que passam pelos terminais. Nesta intervenção, o projeto conta com a participação dos artistas Pedro Ordep, Ghaspar, Fábio Graph, Dannoelly Cardoso, Mama QUILLA e And Santos, que se dividiram entre as estações e estão realizando as intervenções demonstrando todo seu afeto pela nossa região. 

São Braz

Com 13 obras feitas pelos artistas Graf, Ordep e Cely, a Estação BRT São Brás está se tornando uma galeria viva com paineis que mostram a essência, magia e encanto da Amazônia. A intervenção contínua  e mais obras estão sendo criadas, os artistas seguem inovando com elementos e cores que deixam o público encantado. 

“O tema está bem dentro do que eu já trabalho no meu cotidiano. Eu pinto muito sobre a fauna e a flora amazônica, trazendo sempre traços dos povos originários. Os trabalhos estão sendo feitos com o objetivo de trazer uma reflexão e valorização das nossas riquezas. Além disso, é importante trazer representações dos povos que protegem e guardam a nossa região, além de conscientizar sobre os cuidados com nossa mata e nossos bichos”, reforça Graf, artista visual.

As obras concluídas receberam os títulos: Universo Dócil, Graffitigena, Mamãe Natureza, Mensageiro, São Brás Verde, Calmaria ao Pôr do Sol, Açaí Sustentável, Energia da Floresta, Cultura e Biodiversidade, Série Entidades da Água, Pica-pau Cabeça Amarela, O Artesão Marajoara e Peixe Pirarara

Tapanã

Representando os povos originários e o olhar encantado pela natureza, a Estação BRT Tapanã recebeu a intervenção das artistas Dannoellly Cardoso e Mama Quilla. Até o dia 3 de julho, sete paineis foram criados e trazem os títulos: O Sentir; Olhar Astuto, Troca em Olhares, O Olhar Pelo Mundo, Em Deságua, O Renascer e Dentro da Maré.

“Eu sempre tive muito contato com as matas e uma forte conexão com a floresta. Trago nessas obras a minha relação com o sentir, ver e ser parte da natureza. Pretendo trazer cada vez mais um pouco da visão criativa que despertei a partir da relação com o meu filho e com a nossa natureza.”, conta a artista visual Mama Quilla.

Maracacuera

Cultura indigena, paixão pela floresta e o cuidado com a natureza estão simbolizados nos paineis criados na Estação BRT Maracacuera, localizada em Icoaraci. O responsável pela intervenção, neste terminal, foi o artista Gaspher, que concluiu, até o dia 3 de julho, três paineis intitulados: Mãe Natureza, O Pôr do Sol e o Caboco Ribeirinho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias