A quadrilha junina Explosão Jovem, do municipio de Tracuateua, foi a grande vencedora do 20° Concurso Estadual de Quadrilhas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). O resultado da disputa foi divulgado neste sábado, 29, após a apuração das notas atribuidas pelos jurados.
Na categoria mirim, Os Pipoquinhas na Roça, de Belém, alcançaram a maior pontução da disputa e ficaram em primeiro lugar. A premiação será realizada no domingo, 30, durante o encerramento do Arraial de Todos os Santos, no Centur, a partir das 18h.
Os grupos foram avaliados de acordo com os quesitos: conjunto, coreografia, traje, evolução, marcação, cronometragem e concentração. A classificação geral do concurso está disponível no site da FCP e pode ser acessado AQUI
PREMIAÇÃO - Além da quadrilhas com maiores pontuações, serão premiadas misses, marcadores, estilistas e coreografos nas categorias adulto e infantil.
Receberão troféus as quadrilhas juninas que obtiverem as vinte primeiras colocações na categoria adulta e as dez primeiras colocações na categoria Mirim. Também receberão troféu
os melhores marcadores, estilistas e coreógrafos nas categorias adulto e infantil.
As três primeiras colocadas nas categorias: Miss Caipira, Miss Morena Cheirosa e Miss Simpatia adulto e infantil receberão faixa. Bem como as três primeiras colocadas na categoria Miss Caipira da Diversidade.
Todas as 145 quadrilhas inscritas no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas receberão Certificado de Participação do Evento.
HOMENAGEM - Este ano, o Arraial de Todos os Santos homenageiou Mestre Verequete, referência no carimbó, e Dona Graça, que por muitos anos participou do concurso com sua quadrilha, a “Rainha da Juventude”. A programação cultural iniciou no dia 13 de junho e prossegue até o dia 30
Uma das homenagens que os artistas recebem, neste ano, é ter seus nomes nos espaços da programação do grande arraial. A Praça do Artista, um dos espaços do Centur, está com o nome “Palco Verequete”. Já a Praça do Povo, onde ocorrem as apresentações, se tornou a “Arena Dona Graça”.