Ao final de quatro dias de muita música, dança, alegria e diversão, o “Parárraiá” – evento da quadra junina promovido pelo Governo do Pará – conquistou seu espaço entre as maiores programações festivas do norte do Brasil. O São João da Amazônia ofereceu a milhares de pessoas mais de 30 atrações, entre artistas locais e nacionais, quadrilhas juninas e aparelhagens.
Durante todo o evento, mais de 400 mil pessoas passaram pelo estacionamento do Novo Mangueirão, em Belém, aproveitando toda a alegria da cultura junina paraense. A iniciativa do Governo do Pará ofereceu diversão gratuita, com a comodidade de um amplo esquema de segurança pública.
A noite do Parárraiá deste domingo (16) foi aberta pelo cortejo do Boi Veludinho, acompanhado pelo grupo Iaçá. “Foi uma emoção muito grande. É importante demais que o nosso grupo, como ponto de cultura, estar participando do Parárraiá, que é um evento enorme, que abrange toda a Região Metropolitana de Belém. Para nós, é muito gratificante estar aqui nesses 27 anos do Iaçá”, contou Déia Palheta, integrante do grupo de carimbó.
Valorização - O cantor Pinduca foi o primeiro a se apresentar no palco principal. “É preciso que se faça esses eventos porque nós temos aqui o produto, mas falta valorizar. Temos artistas, cantores e cantoras de primeira qualidade, e quando há essa oportunidade de valorização a gente fica feliz com o autor da ideia”, disse o cantor, denominado “rei do carimbó”.
Em seguida, João Gomes, Xand Avião, Joelma e a aparelhagem Carabao garantiram a animação do público. “A curadoria foi maravilhosa. O evento está lindo, palco incrível, o som com muita qualidade todos os dias. Realmente, entregando festa de alto nível e com muita diversão e muita comida boa”, afirmou Letícia Viana, que assistiu aos shows.
“Eu acho que é o momento de lazer que a população precisa. Não à toa, tá lotado. Todo mundo tá vindo se divertir. É acessível, seguro e completo. Tem uma programação nacional, mas também tem artistas da terra, artistas da região. É bom para a família toda, para quem quer vir curtir até mais tarde, quem quer chegar cedo. Uma programação bem completa e muito necessária. Estou adorando”, disse Júlia Passos, na última noite do São João da Amazônia.
Segurança e economia - A ação integrada dos órgãos do Sistema de Segurança do Estado garantiu noites tranquilas à população. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mais de 4 mil agentes atuaram no estacionamento do Novo Mangueirão, e no entorno, durante os dias de “Parárraiá”.
Além das apresentações culturais, a programação incluiu a Feira de Economia Criativa, espaço gastronômico, workshops sobre gestão financeira e investimentos e desfile de moda.