Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Educação PALESTRAS

Atividade da Guarda Municipal combate o bullying na Escola Municipal Florestam Fernandes, no Parque Verde

Ações de prevenção e combate à violência escolar se fortalecem a cada atividade Guarda Amigo da Escola

06/06/2024 às 10h10
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Hagi, cão de guarda e proteção do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) foi uma das atrações da atividade Guarda Amigo da Escola, na Florestam Fernandes, no Parque Verde
Hagi, cão de guarda e proteção do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) foi uma das atrações da atividade Guarda Amigo da Escola, na Florestam Fernandes, no Parque Verde

Ações de prevenção e combate à violência escolar se fortalecem a cada atividade Guarda Amigo da Escola, nas unidades da rede municipal da capital e distritos de Belém. A atividade promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, leva aos alunos e corpo docente diversas linguagens, como música, apresentação do serviço operacional da instituição com os cães policiais, além de palestras e diálogo informativo abordando cidadania.

Nesta quarta-feira, 5, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florestam Fernandes, no bairro do Parque Verde, participaram da ação. No período da manhã, cerca de 290 crianças, do jardim I ao 6° ano, dançaram e cantaram ao som da Banda de Música da Guarda Municipal.

O Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), fez uma simulação de segurança preventiva com auxílio do cão de guarda e proteção Hagi, da raça pastor belga malinois, de 1 ano e oito meses. O mascote Ducão também prestigiou o evento e distribuiu lápis decorados para a garotada.

Prestigiando a abertura do evento, a gestora da unidade, Mônica Costa, agradeceu a presença da Guarda Municipal e salientou que a programação trouxe alegria e aprendizado. “ Adoramos receber a GMB. É um trabalho pedagógico e necessário que estimula a cidadania”, disse Mônica.

Palestras sobre injúria racial e bullying

Os alunos do 9°ano, do turno da tarde, foram contemplados com o ciclo de palestras.

O tema "Injúria Racial", ministrado pelo GM Vinicius Serra, levou os alunos a pensar sobre comportamentos que nos levam a cometer discriminação racial. O guarda municipal ressaltou que racismo é crime e que precisa ser denunciado.

O Inspetor Rosivaldo Santos falou sobre "Bullying", e de forma didática explicou que, quando acontece bullying no ambiente escolar, as vítimas têm a autoestima afetada, transtornos de atenção e concentração, evasão escolar, baixo rendimento, agressividade e dificuldades de relacionamento social. Além disso, a ocorrência contamina a comunidade escolar com ansiedade e medo.

Em um bate-papo com os alunos, a assistente social do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina (NAGF), Pauliane Araújo, ministrou uma palestra sobre "Violência doméstica familiar". Em sua fala, a assistente social mostrou de maneira didática aos estudantes como definir violência doméstica, nas suas diversas manifestações – física, psicológica, sexual e moral –, e quais as medidas de proteção contra essa prática.

A palestra sobre o tema "Injúria Racial" foi ministrada pelo GM Vinicius Serra: crime que precisa ser combatido

 

Interação

Durante as palestras os estudantes interagiram com os facilitadores, responderam e fizeram perguntas. “Adorei as palestras e achei necessário, pois sempre vejo na escola as pessoas tirarem sarro de raça e sobre aparência", contou a estudante Sara Pinheiro, de 15 anos. "Eu já sofri bullying, me senti muito mal, mas não contei para os meus pais. Então, assim, eu acho que é bom ter palestras para conscientizar os alunos para eles não cometerem bullying e também para saberem o que a gente passa quando é vítima”.

A Escola Municipal Deputado João Carlos Batista, na Cabanagem, recebe a mesma ação na sexta-feira, 7.

Texto:

Thais Veiga

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias