Gestores, coordenadores e operadores de frequência de escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino que têm alunos no programa Bolsa Família, do governo federal, participaram do IV Encontro Municipal do Programa Bolsa Família sobre o Sistema Presença, realizado na manhã desta segunda-feira,3, no auditório Ismael Nery, do Centur.
Iniciativa da Coordenação Municipal de Acompanhamento Educacional do Programa Bolsa Família da Prefeitura de Belém, o encontro reuniu mais de 500 participantes com o objetivo de tirar dúvidas e nivelar o conhecimento sobre o Sistema Presença de acompanhamento e registro da frequência escolar de estudantes beneficiários do programa Bolsa Família.
"Já sou operadora há dez anos e pra mim é muito importante ter um espaço pra gente tirar nossas dúvidas sobre o Sistema Presença. A coordenação do Bolsa Família em Belém tem dado um ótimo apoio toda vez que preciso.No IFPA tem vários projetos que necessitam dessas informações do sistema presença, como o Pé de Meia, por exemplo. Por isso precisamos estar atentos a toda informação nova que aparece”, disse Rosa Maria Magalhães, operadora do Bolsa Família do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém.
Monitoramento - Preenchido bimestralmente pelos operadores de frequência indicados pelas escolas, no sistema Presença as instituições de ensino inserem informações como nome da escola ou creche, curso e ano/série que o aluno frequenta. As informações são utilizadas para o acompanhamento das condicionalidades de Educação do Programa Bolsa Família.
Para a coordenadora do Programa Bolsa Família em Belém, Márcia Carvalho, esse encontro é importante porque vários operadores foram substituídos e é a oportunidade de nivelar o conhecimento de todos sobre a operação do sistema. " Nós vamos apresentar o Sistema Presença e todas as suas ferramentas.É importante que os operadores saibam utilizar a ferramenta, até porque muitos deles são novos e precisam desse alinhamento", reforça Márcia Carvalho.
O governo federal já abriu o Sistema Presença para o preenchimento das frequências de abril e maio. A meta da coordenação do programa Bolsa Família da Prefeitura de Belém é informar a frequência de mais de 85 mil estudantes, na faixa de 4 a 17 anos, até o dia 26 de julho. Para ajudar as escolas no preenchimento correto das informações, a coordenação está montando um cronograma de plantão na capital e nos distritos.