Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Geral FERIADO

Detran inicia 'Operação Corpus Christi' para trânsito mais seguro no feriado prolongado

Agentes de fiscalização estão distribuídos em pontos estratégicos como Mosqueiro, Salinópolis, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Itaituba

29/05/2024 às 11h52
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Detran inicia 'Operação Corpus Christi' para trânsito mais seguro no feriado prolongado

A Operação Corpus Christi, organizada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), terá início, nesta quarta-feira (29), e se estenderá segunda-feira (3). Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, o Detran implementará diversas medidas e contará com o efetivo de 160 agentes de fiscalização neste feriado prolongado, quando muita gente aproveita para viajar, aumentando significativamente o fluxo de veículos nas estradas. 

A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, explica que a ação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas para garantia da segurança viária nas estradas paraenses. “Nós implementamos iniciativas para dar fluidez ao trânsito e garantir que as equipes possam trabalhar diretamente na segurança viária. Inclusive nos locais com maiores movimentações”.

Durante a Operação, o Detran pode utilizar as pistas do BRT, da Rodovia BR-316, caso necessário, para facilitar o fluxo de veículos tanto na saída quanto na entrada da cidade. Esta medida visa evitar congestionamentos e assegurar que os motoristas possam transitar com mais facilidade. A utilização das pistas do BRT será uma estratégia importante para remanejar o aumento de tráfego que normalmente ocorre durante o feriado.

“A utilização das pistas é uma opção caso seja necessário. Reforçamos que o trecho segue em obras e, por isso, é fundamental os motoristas terem atenção ao volante. A principal orientação é o respeito à vida”, destaca o coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa.

A contará com a atuação de agentes de trânsito distribuídos em pontos estratégicos como Mosqueiro, Salinópolis, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Itaituba. Estes locais foram escolhidos devido ao seu alto fluxo de veículos durante o feriado. 

Os agentes estarão responsáveis por fiscalizar, orientar e garantir a segurança de todos que utilizam as vias públicas, minimizando o risco de acidentes e promovendo um trânsito mais seguro e organizado.

Rotatória do 40h

Rota alternativa para o fluxo de veículos no sentindo de saída da capital paraense, a rotatória do 40h passa por intervenção para atualização do trânsito na área. Durante o período de maiores movimentos na área, equipes de fiscalização estarão na via para organização do fluxo de veículos no período noturno. 

De acordo com o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia, a atenção disponibilizada ao local será um diferencial neste feriado: “Nós já realizamos o vídeo monitoramento nos principais pontos. Agora, devido a intervenção da obra, nossas equipes vão atuar diretamente nos horários considerados de maior movimento. Alertamos que é fundamental que todos tenham atenção às alterações e paciência para termos um feriado de paz no trânsito”.

Melhor horário para sair e voltar para capital

Com base em levantamento técnicos, o Detran orienta aos motoristas que pretendem pegar a estrada em direção aos balneários sobre os horários considerados mais adequados. A orientação para saída da cidade com mais tranquilidade é seguir viagem após as 20h desta quarta-feira (29), ou antes das 6h do próximo sábado (1). Já no sentido inverso, para quem pretende voltar à capital no final do feriadão, a orientação é realizar o retorno até as 16h deste domingo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias