Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Cultura CULTURA POPULAR

Prefeitura de Belém lança edital do arraial junino 2024

Podem fazer inscrição pessoas físicas e jurídicas

28/05/2024 às 17h33
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), está com edital aberto para o Concurso Oficial de Quadrilhas 2024 da capital paraense e convoca os interessados para o credenciamento de grupos parafolclóricos, toada, carimbó e bumbás, além de cordões de bichos e pássaros juninos.

O edital 003/2024, destinado a premiar os grupos culturais habilitados, quadrilhas e misses, que estimulem o desenvolvimento das artes no município, está disponível no site da Fumbel. As inscrições para o concurso serão online e seguem abertas até a próxima sexta-feira, 31.

Podem fazer inscrição pessoas físicas e jurídicas. As pessoas físicas também podem inscrever propostas como representantes de grupos ou coletivos culturais não formalizados. No ato da inscrição da proposta, é necessário o candidato ler o edital e enviar todos os anexos e documentos exigidos, que devem ser anexados em PDF e enviados para o endereço eletrônico do concurso ([email protected])

O concurso junino da Prefeitura de Belém visa premiar 44 propostas juninas, entre elas, 36 grupos de quadrilhas, devidamente habilitadas; quatro misses; um marcador; um coreógrafo; um estilista; e um autor da música paraense. Nesse sentido, o concurso se apresenta como uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais e surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção no âmbito da cultura popular no município.

A 1ª fase de apresentações será realizada no período de 13 a 16 de junho, com a paresentação de 36 quadrilhas, com caráter eliminatório. A 2ª fase, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, com a apresentações de 18 quadrilhas. De acordo com o edital, a apuração vai ser realizada nos dias 18 e 23 de junho e a premiação também será no dia 23, revelando as grandes campeãs do concurso.

O edital contempla as seguintes áreas: Quadrilha Junina, Misses: Caipira, Simpatia, Negritude e LGBTQIA+, Marcador, Coreógrafo, Estilista e Autor da Música Paraense. O concurso se destina a premiar profissionais atuantes nas linguagens culturais descritas e que tenham residência fixa, comprovadamente, em Belém e seus distritos e com idade que atendam as categorias dispostas no presente concurso. Os valores da premiação, de acordo com a colocação, podem ser verificados no edital.

Contratação para as demais atrações

Para a programação cultural, os grupos culturais, como Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos Parafolclóricos, Carimbó, grupos de Boi-Bumbá e Toadas serão selecionados através da política de fomento da Fumbel, via Edital de Credenciamento Artístico 004/2023, que integra as ações e políticas de fomento implementadas pela Fumbel, que busca enriquecer a cena cultural de Belém.

Para isso, os participantes devem acessar o edital de credenciamento artístico disponível no site da fundação e preencher o formulário, além de anexar os documentos solicitados no edital. Os representantes dos grupos também podem se inscrever como pessoas físicas ou jurídicas. Serão selecionados 71 grupos, entre eles, Pássaros e Cordões de Bichos, Grupos Parafolclóricos, Grupos de Carimbós, Grupos de Boi-Bumbá e grupos de Toadas.

Sobre o edital 004/2023 de credenciamento artístico

Vale ressaltar que independente do Arraial Junino, além dos grupos citados acima, o edital de credenciamento é aberto às demais categorias artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Literatura, Audiovisual, Arte Digital, Design, Moda, Cultura Alimentar, Cultura Popular, Cultura Afro-Brasileira, Povos Originários, Patrimônio Cultural Imaterial, Expressões Corporais e Coreográficas e Artesanato.

Todo fazedor de cultura deve realizar o credenciamento, podendo assim ser chamado e, eventualmente, contratado para trabalhar e se apresentar em eventos culturais realizados pela administração municipal, de acordo com o seu calendário anual, mas também em eventos que possam surgir para 2025, durante a COP-30.

 

Texto:

Vagner Mendes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias