Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Saúde SAÚDE

Semana Estadual de Doação de Leite Materno encerra com Passeio Motociclístico

Evento voltado à causa da amamentação também promoveu neste domingo (26) uma edição da Ação Saúde para Todos, por meio da Sespa

27/05/2024 às 12h00
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Hoje queremos agradecer a todos, principalmente, às mães doadoras e seus bebês que mamam, pois sem amamentação não teríamos as doações de leite que salvam a vida dos prematuros internados na Santa Casa”. A afirmação é da nutricionista Cynara Souza, gerente do Banco de Leite Humano da Santa Casa, durante o evento de encerramento da Semana Estadual de Aleitamento Materno, neste domingo (26).

A Semana Estadual chegou ao fim, neste domingo, com um passeio motociclístico pelas ruas do centro de Belém, e, também, com a Ação Saúde para Todos, realizada pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) no Comando do Corpo de Bombeiros, na avenida Júlio César.

“O Estado tem um acordo de cooperação técnica entre Santa Casa, Bombeiros e Sespa, onde nós promovemos a doação de leite humano, por meio de campanhas e outras mobilizações para conseguir mais leite humano, mais doadoras. E nesse encerramento, a gente está ofertando atendimentos pelo programa Saúde por Todo Pará voltados para as mães doadoras e suas famílias, como forma também de reconhecer a importância que elas têm fazendo esse papel da doação, porque a gente sabe que é um ato de perseverança”, afirma Mylenna Silva, nutricionista da coordenação de saúde da criança da Sespa.

A ação no Comando do Corpo de Bombeiros ofertou vacina, consultas médicas, testes rápidos, cadastro para cadeira de rodas e passe-livre e também marcação de exames, como mamografia e o preventivo do câncer do colo do útero.

Antes da ação de saúde, o Passeio Motociclístico, que entrou para agenda oficial da 'Semana', contou com representantes de vários motoclubes do Pará, para chamar a atenção da sociedade para a causa da doação de leite materno e para o ato da amamentação em si.

“Esse movimento chama a atenção da sociedade para essa questão da doação, as pessoas olham os motociclistas passando, fazendo barulho, falando sobre doação. E o Corpo de Bombeiros já está há 23 anos nesse processo de coleta de leite humano das doadoras. O nosso lema é vidas alheias e riquezas salvar. E dessa forma, fazendo essa coleta, a gente está ajudando diretamente a salvar vidas, que são os bebês internados na UTI Neonatal da Santa Casa e os Bombeiros da Vida são pessoas que trabalham com muito amor por aquilo que faz, porque entendem a importância, entendem que estão salvando vidas”, reforça a Tenente - Coronel Patrícia Fonseca, do Corpo de Bombeiros do Pará.

Amor compartilhado com as mais de duzentas mães doadoras cadastradas, como Arielly Assunção, que doa e participa das campanhas ativamente. “Eu iniciei a doação a partir de uma campanha que eu assisti, que tive a oportunidade de conhecer o projeto Bombeiros da Vida, a doação de leite,  porque eu não conhecia, não sabia que era possível. E acredito que com certeza a gente consegue conscientizar a população”.

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
26/05/2024 16h33
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias