Quarta, 12 de Junho de 2024
°

Cidades TRÂNSITO E URBANIDAD

Governo do Estado vai substituir rotatória do 40 Horas por sinalização semafórica

A sinalização semafórica tem a função de efetuar o controle do trânsito, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem

24/05/2024 às 13h33
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará
Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará

O governo do Pará vai substituir a rotatória do 40 Horas por um novo sistema de semáforos, com tempo cronometrado e sincronizado, a partir das 21h, desta sexta-feira (24). A intervenção urbana é necessária para promover melhor fluxo na integração entre a capital paraense, Belém e Ananindeua, as duas cidades mais populosas do Pará. A medida integra o pacote de obras de infraestrutura planejado e executado pela governo estadual.

O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e a execução dos serviços será realizada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

Para o titular da Seinfra, Adler Silveira, a intervenção urbanística vai ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua. “Essa é uma ação imediata para melhorar a mobilidade, garantindo maior fluidez aos usuários destas avenidas, reduzindo as interferências e ordenando o tráfego. O objetivo é melhorar a qualidade vida da população com menos tempo no trânsito”.

A decisão foi tomada após levantamento técnico do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). O órgão estadual de trânsito diagnosticou que a rotatória chegou ao limite devido à quantidade de veículos que trafegam pela área, e ocorre para garantir um tráfego mais ágil e seguro para condutores e pedestres. 

Mudanças na área: 
No total, serão instalados 6 semáforos com três tempos de movimento. Além disso, o projeto prevê a abertura de um retorno entre as duas torres de energia no sentido da avenida Mário Covas e Hélio Gueiros. O sistema conta ainda com faixas preferenciais à direita e tempo de travessia para pedestres, além de revitalização da sinalização horizontal e vertical para orientação.  

O projeto será desenvolvido em quatro etapas. A primeira será a remoção da rotatória e adequação do retorno. A segunda será a pavimentação da área da rotatória para passagem de veículos. Na terceira etapa será realizada a sinalização vertical e horizontal para assegurar a segurança do tráfego e a última e quarta etapa compreenderá a implantação dos grupos semafóricos.

A intervenção urbana neste ponto de integração entre as duas cidades mais populosas do estado, faz parte de um grande pacote de obras de infraestrutura planejado e executado pela gestão estadual.

“Nós já iniciamos as obras dos viadutos da av. Mário Covas com 3 corações, e da Av. Mário Covas com a Av. Independência. Com mais essa intervenção que nós vamos executar aqui na rotatória do 40 Horas, vamos ganhar uma maior fluidez, garantindo dessa forma, o melhor ordenamento no trânsito, maior segurança para quem utiliza essas vias e trazendo uma maior mobilidade urbana para a população da região”, destacou Adler Silveira.

Fiscalização e orientação:
Durante o período de execução de obras, o Detran ordenará o trânsito para orientar os motoristas até que todo o serviço esteja concluído e entregue à população. As equipes de fiscalização do órgão de trânsito vão realizar o monitoramento na área. Para reforçar as orientações sobre as novidades realizadas na via, equipes de educação farão ações junto à população.

Para o motorista de ônibus, João Batista, a intervenção vai trazer melhorias: “o trânsito por aqui é complicado, então eu acho importante que esse trabalho seja feito para melhorar”. Já o motorista João Gomes conta que passar pelo local vai melhorar. “É importante esse trabalho. Passar por aqui tem sido complicado”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias