Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Cultura CULTURA POPULAR

Ensaios do Arrastão do Pavulagem começam neste sábado, 25

Os arrastões do Pavulagem neste ano serão realizados nos dias 16, 23 e 30 de junho e em 7 de julho

24/05/2024 às 08h55
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Os ensaios para os arrastões do Arraial do Pavulagem começam neste sábado, 25
Os ensaios para os arrastões do Arraial do Pavulagem começam neste sábado, 25

Chegou a hora do Batalhão da Estrela entrar em ação. Com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), o Arrastão do Pavulagem inicia a sua segunda fase de preparação para o arraial deste ano. Neste sábado, 25, começam os ensaios para os arrastões que serão realizados nos dias 16, 23 e 30 de junho e em 7 de julho.

Os ensaios seguem até o dia 13 de junho, todos os dias da semana. De segunda a sexta, das 19h às 21h, aos sábados, das 16h às 18h, e aos domingos, das 9h às 11h, sempre em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia. Os encontros serão abertos ao público que, desde já,  poderá curtir o clima de preparação com muita festa, música e animação. 

"Uma das nossas missões é o compartilhamento de saberes e fazeres culturais, a valorização da cultura popular e sua difusão. É lindo ver o processo de construção dos nossos cortejos, que presenteia a cidade com essa iniciativa que fortalece a cultura amazônica e brasileira", diz o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva.

O Batalhão da Estrela

Essa etapa da preparação para os arrastões é o momento quando os iniciantes, que fizeram as oficinas pela primeira vez, se unem aos brincantes que já participaram do arraial em edições anteriores. Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial que toca e faz performances durante os cortejos dos Arrastões do Pavulagem. 

"No período das oficinas, o brincante iniciante aprende o ofício artístico. No período de ensaios, ele aprimora esse aprendizado junto com os mais experientes para fazer bonito nas ruas. O processo de integração acontece anualmente, aumentando o número de participantes ano, após ano”, explica Ronaldo. 

Com o tema "Arraial do Saber", a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da Fumbel, Lei Semear e governo do Pará.

Serviço: 
Início dos ensaios do Arrastão do Pavulagem 2024

Data: 25 de maio

Horário: A partir de 16h

Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia).

 

Texto:

Vagner Mendes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias