A dona de casa, Josiane Almeida, de 40 anos, é usuária do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cremação e estava pela terceira vez no local para atualização do Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de voltar a ter acesso a tarifa social de energia. “É muito importante as pessoas terem acesso aos seus direitos e aqui no Cras a gente pode conhecer melhor quais são esses direitos. A gente paga imposto até numa agulha que a gente compra, é preciso que o governo devolva isso principalmente para quem mais precisa”, comentou a moradora.
Segundo ela, sem a tarifa social de energia elétrica fica impossível manter a família. “Eu nem tenho muita coisa lá em casa e a energia vem caríssima sem a tarifa social, por isso que eu tô aqui para renovar meu direito e até descobri que também tenho direito à tarifa social da água”.
Assim como Josiane, todos os dias moradores em situação de vulnerabilidade social dos bairros da Cremação, Condor, Batista Campos, Nazaré e São Brás buscam o Cras Cremação para realizar o cadastramento do Número de Identificação Social (NIS) e atualizar as informações no CadÚnico e, com isso, terem acesso a mais de 20 benefícios e a outros 24 programas dos governos municipais, estaduais e federais.
O Prefeito Edmilson Rodrigues esteve na manhã desta segunda-feira, 20, no Cras Cremação para conversar com a população sobre a importância de acessar esses benefícios. “Com o retorno do governo Lula, as políticas sociais retomam de forma mais consistente, por isso é importante que a população mantenha seu cadastro regularizado, para garantir acesso a esses benefícios, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, as Tarifas Sociais de energia e água. Vocês que estão aqui informem seus vizinhos sobre essas políticas públicas, voltadas para a população mais vulnerável ”.
“O Cras está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, aqui na Alcindo Cacela, 2993, e os moradores de Belém podem acessar desde as tarifas sociais até realizar o cadastro na Identidade Jovem, que garante aos jovens, especificamente, vários benefícios”, reforçou o coordenador do Cras Cremação, Max Barbosa.