Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Saúde REFORÇO À SAÚDE

Serviço de urgência e emergência de Belém é reforçado com o novo pronto-socorro da Augusto Montenegro

Belém ganhou neste sábado, 18, mais um pronto-socorro

18/05/2024 às 17h01
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
O pronto-socorro Dr. Roberto de Macedo possui 28 mil metros quadrados de área, estruturada para desenvolver atendimento de urgência e emergência 24 horas
O pronto-socorro Dr. Roberto de Macedo possui 28 mil metros quadrados de área, estruturada para desenvolver atendimento de urgência e emergência 24 horas

Belém ganhou neste sábado, 18, mais um pronto-socorro, que se une aos dois já existentes na cidade: Mário Pinotti, localizado na 14 de Março, no bairro do Umarizal, e Humberto Maradei Pereira, no Guamá, ambos administrados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 

O hospital pronto-socorro Dr. Roberto de Macedo, localizado na avenida Augusto Montenegro, no bairro do Bengui, foi construído e inaugurado pelo Governo do Estado do Pará, resultado de um investimento de R$ 188 milhões, para atender a Região Metropolitana de Belém (RMB) e desafogar os atendimentos realizados nos prontos-socorros da14 de março e do Guamá, hospitais de portas abertas, assim como será o novo pronto-socorro no bairro do Parque Verde. 

O novo pronto-socorro tem como foco atender a população com o serviço de urgência e emergência de alta complexidade que vive nos bairros distantes do centro da cidade e que ficam às margens da avenida Augusto Montenegro, como os que estão localizados nos distritos administrativos do Entroncamento (Daent), do Bengui (Daben), de Icoaraci (Daico) e de Outeiro (Daout). 

A professora e moradora do bairro do Paracuri, em Icoaraci, Stephany Brito, observou a inauguração do novo pronto-socorro como um sinal de novos dias para a saúde pública em Belém. “É com muita alegria, muita gratidão e com agradecimento a Deus e a gestão pública, que hoje estamos aqui prestigiando a inauguração deste hospital, que um dia foi um sonho e hoje é uma realidade”, declarou. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao lado do governador do Estado, Helder Barbalho, e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, inauguraram juntos o novo hospital. “Esse pronto-socorro vai atender muitos municípios da RMB. Vai ajudar a desafogar nossos prontos-socorros de portas abertas e isso vai salvar muitas vidas. Agradeço ao governo do Estado por isso”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Estrutura

O pronto-socorro Dr. Roberto de Macedo possui 28 mil metros quadrados de área, estruturada para desenvolver atendimento de urgência e emergência 24 horas. O hospital atenderá também pacientes de média complexidade hospitalar em pediatria, a princípio.

Como retaguarda, o novo pronto-socorro terá o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), por meio de uma série de exames disponíveis aos pacientes atendidos no local, como os de Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, dentre outros, além de laboratório de análises clínicas e patológicas, os serviços de farmácia, nutrição e dietética e agência transfusional.

“Eu queria festejar porque hoje a saúde pública do estado ganha um equipamento absolutamente importante para cuidar da vida das pessoas”, declarou o governador do Estado, Helder Barbalho, durante a inauguração. Ele destacou, ainda, que “após 20 anos a RMB ganha um novo pronto-socorro de portas abertas”. 

O último hospital pronto-socorro inaugurado em Belém foi o do bairro do Guamá, no segundo mandato como prefeito da capital paraense de Edmilson Rodrigues (2001-2004). 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi convidada para participar desse marco para a saúde pública da capital paraense. “Esse equipamento representa um importante marco para a saúde pública da Região Metropolitana de Belém e deve ser parabenizada”, ressaltou a ministra sobre a nova unidade hospitalar de urgência e emergência na rede pública. 

Texto:

Fabricio Lopes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias