Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Icoaraci PARTICIPAÇÃO POPULAR

Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém recebe demandas da população de Cotijuba

Moradores da ilha de Cotijuba apresentam demandas ambientais ao Fórum Municipal de Mudanças Climáticas

16/05/2024 às 08h05
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Moradores da ilha de Cotijuba apresentam demandas ambientais ao Fórum Municipal de Mudanças Climáticas
Moradores da ilha de Cotijuba apresentam demandas ambientais ao Fórum Municipal de Mudanças Climáticas

Avanço da erosão, queimadas, coleta e destinação correta do lixo domiciliar e melhorias sistema de esgoto e água tratada foram algumas demandas dos moradores da ilha de Cotijuba, pertencente ao Distrito Administrativo de Outeiro (Daout), apresentadas durante mais uma plenária distrital realizada pelo Fórum Municipal de Mudanças Climáticas nesta quarta-feira, 15, na quadra de esportes da Escola Bosque, que ficou lotada.

“Nós precisamos de um olhar especial pelo nosso meio ambiente. Aqui sofremos muito com a erosão que chega a interditar as ruas de acesso à ilha como está quase acontecendo na minha comunidade. Quando a Prefeitura ouve nossos problemas para tentar solucionar já é um ganho”, explica a comerciante Ana Beatriz Silva, que mora na comunidade do Poção, em Cotijuba. 

Plano Municipal de Mudanças Climáticas

Ao todo o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas deve realizar até o final deste mês dez plenárias distritais em todos os distritos da cidade. O objetivo dos encontros é acolher as demandas climáticas dos moradores de Belém para ajudar, com a participação popular, na formulação do Plano Municipal de Mudanças Climáticas de Belém, previsto para ser finalizado no final deste ano. 

“Esse fórum vem fazendo formações com a sociedade sobre as mudanças climáticas e a importância de se realizar a COP-30 em Belém. Nós não podemos construir um plano de mudanças climáticas em Belém sem ouvir e orientar a população das ilhas, pois é nela que se concentra grande parte das áreas preservadas ambientalmente em nossa cidade”, pontua a secretária-executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém, Marinor Brito. 

A professora e moradora de Cotijuba, Joseline Trindade,  diz que Belém é uma cidade insular. “Nós temos dezenas de ilhas e nelas uma população que produz e preserva essas áreas. Então, preparar um plano é também olhar para essa população das ilhas, como a Prefeitura está fazendo, para evitarmos desastres naturais”. 

Posse - Ao final da plenária de Cotijuba foram empossados 22 integrantes do comitê popular do Fórum na ilha, que devem representar a população da região na criação do Plano Municipal de Mudanças Climáticas de Belém. 

A última plenária na região das ilhas deve ocorrer na sexta-feira, 17, na ilha do Combu, para coletar as demandas climáticas dos moradores locais. 
 

Texto:

Fabricio Lopes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias