Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Saúde REFERÊNCIA

Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro amplia rede de atendimento de urgência e emergência

Com infraestrutura setorizada, a unidade de saúde construída pelo Governo do Pará funcionará com 'portas abertas', oferecendo serviços de média e alta complexidade

15/05/2024 às 17h24
Por: REDAÇÃO 2 Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

O Governo do Pará vai entregar no próximo sábado (18), o Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro, em Belém, com regime de “portas abertas” e funcionamento nas 24 horas. Considerado um dos mais modernos equipamentos públicos de saúde do País, a unidade de saúde está recebendo os serviços finais de montagem de equipamentos, testagem dos sistemas de refrigeração e climatização, finalização da rede elétrica, calçamento, limpeza de obra, gramado e outras ações de acabamento.

Obra do governo construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a nova unidade hospitalar tem 28.595,00 metros quadrados (m²) e três níveis – térreo, pavimento superior e subsolo para estacionamento –, garantindo um ponto de referência para atendimentos de urgência e emergência, ao reforçar a estrutura pública da Região Metropolitana de Belém, sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e distritos de Icoaraci e Outeiro, sem a necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica.

Leitos – O Novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro tem salas de cirurgia e espaços para atendimentos de média e alta complexidade. Os 115 leitos estão assim distribuídos:

• Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e adulto;
• Emergência;
• Indução/Recuperação pós-anestésica (RPA);
• Isolamento;
• Boxes de pronto atendimento;
• Quartos de urgência;

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

“Esse Pronto Socorro da Augusto Montenegro vai ser ótimo, porque fica perto de casa. Tem tanto Pronto Socorro cheio por aí. Esse aqui vai melhorar o atendimento e resolver mais a situação de saúde da população. Vai ser melhor para várias pessoas que moram por aqui, nas redondezas da Avenida Augusto Montenegro”, disse Eubilene Barros, moradora de Icoaraci, enfatizando a importância da nova unidade para milhares de habitantes da capital e municípios próximos.

Infraestrutura setorizada – Dividido em três zonas, o Novo Pronto Socorro oferece áreas para exames de imagem, cirurgias e pequenos procedimentos, UTI, exames laboratoriais e atendimento de urgência e emergência.

As zonas garantem plena funcionalidade, de forma que o acesso aos espaços pelos pacientes – tanto na ala adulta, quanto na pediátrica -, acompanhantes, equipe hospitalar, outros funcionários e ambulância seja feito com total segurança.

As ambulâncias terão acesso pelos portões independentes, sem obstáculos e cruzamento de pedestres, garantindo rapidez no desembarque de pacientes de emergência. Em seguida, o veículo estacionará em área exclusiva ou sairá para atender nova ocorrência.

Estacionamento – A unidade conta ainda com área para intervenções futuras, espaço de ensino para médicos residentes e local de estacionamento com 563 vagas padrão, 24 vagas para idosos, oito vagas para Pessoa com Deficiência (PcD) e 43 vagas para motocicletas.

“A obra do Novo Pronto Socorro de Belém está na fase final. As equipes da Seop estão no local para dar toda celeridade a esse processo. É um equipamento que vai descentralizar os serviços de saúde pública e, com isso, melhorar a rede hospitalar para a população, desafogando o sistema na região da Grande Belém. É o Governo do Pará levando mais saúde para todos os cantos do Estado”, ressalta o secretário-adjunto da Seop, Gilmar Mota.

(Colaboração de Lucas Freitas - Ascom/Seop)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias