Quarta, 12 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Belém, PA

Geral DIA DAS MÃES

Cemitérios públicos recebem operação de limpeza para receber visitantes no domingo das mães

Prefeitura realiza limpeza e retirada de entulhos nos cemitérios para deixá-los prontos para receber os visitantes no domingo, Dia das Mães

08/05/2024 às 23h46
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Cemitérios públicos recebem operação de limpeza para receber visitantes no domingo das mães

A Prefeitura de Belém intensificou nesta semana o mutirão de manutenção e limpeza dos cemitérios Santa Izabel, no Guamá e São Jorge, na Marambaia. Os serviços nos espaços estão sendo reforçados pelo Departamento de Necrópoles (Dane), da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12. 

A semana do Dia das Mães é uma das temporadas de maior movimentação nos cemitérios, que desempenham um papel importante, como locais de memória e reflexão.

As equipes da Seurb atuam nos cemitérios com serviços de roçagem, capinagem, retirada de entulhos e lixo das alamedas e arredores de sepulturas. As visitações nos cemitérios se intensificam a partir do sábado, 11. 

Eudes Mozart, que visita o cemitério Santa Izabel regularmente, conta que o local está bem organizado e arrumado. “Está ótimo, pois houve limpeza e todo um cuidado. A estrutura está boa, está bom o serviço da Prefeitura”, informou.
 
Expectativa de Público

Segundo a diretora do Dane, Tatiana Mendes, nesse Dia das Mães é esperado, aproximadamente, mais de 30 mil pessoas no cemitério de Santa Izabel e 20 mil no São Jorge. “Já estávamos trabalhando com a manutenção de rotina dos dois cemitérios, mas com a aproximação dessa data tão importante, reforçamos as equipes para que os espaços estejam totalmente limpos e organizados para os visitantes”, informou a diretora.

Para Walber Ribeiro, que já trabalha com venda de flores há mais de 30 anos em frente do cemitério Santa Izabel, a expectativa é grande para esta data comemorativa. “Geralmente nessa época as pessoas visitam bastante aqui o cemitério. As famílias vêm limpar e cuidar dos túmulos, por isso, nossa expectativas pra vender é grande. A gente sempre coloca as vendas pra frente”.

Ainda segundo o permissionário, essa é só uma das épocas que mais têm movimento no Santa Izabel. “A demanda aumenta no dia das mães, dia de finados e dia dos pais, o fluxo de pessoas fica bom”, completou. 

Funcionamento

O cemitério Santa Izabel terá uma programação especial no domingo, 12, com a realização de uma missa em comemoração ao Dia das Mães, a partir das 8h.

O funcionamento dos cemitérios administrados pela Secretaria de Urbanismo terão horário especial para o final de semana. No sábado (11) e domingo (12), das 7h às 17h.

O cemitério Santa Izabel fica localizado na av. José Bonifácio, S/N, bairro do Guamá e o cemitério São Jorge, se localiza na Rua da Mata, S/N, na Marambaia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias