Um frigorífico e uma residência localizados em Icoaraci, distrito de Belém, foram alvos de uma operação de combate ao desvio de energia elétrica nesta terça feira (26).
De acordo com as investigações, o frigorífico já estava há mais de dois anos com desvio de energia. A ação era feita por uma fraude no medidor. Cerca de 67% da energia consumida não era registrada.
A operação foi realizada pela Polícia Civil (PC), com a presença do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e da Equatorial Pará, na manhã desta terça feira (26). O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Segundo a distribuidora de energia, no momento da operação a carga desviada era de aproximadamente 15.000 kW/h por mês, o suficiente para abastecer 101 casas com consumo médio de 150KW/h mês durante trinta dias.
Desviar energia é crime passível de pena que pode chegar até 8 anos de prisão. A prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia, podendo ocasionar interrupções.
A população pode denunciar pelo disque denúncia da Polícia Civil 181 e também direto para a Equatorial Pará, ou no telefone 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou presencialmente nas agências de atendimento.