Batismo de aeronave e apresentações de carimbó marcaram o receptivo do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setu), aos passageiros do voo inaugural Belém-Brasília-Belém, operado pela Azul Linhas Aéreas, na madrugada desta terça-feira (20). Os voos diretos e diários serão em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros, quase mil por semana.
A aeronave saiu de Brasília (DF) as 22h50 e pousou a 01h05 no Aeroporto Internacional de Belém. Da capital paraense os voos saem as 03h15 e chegam as 05h35 no Distrito Federal. Em solo paraense, os turistas foram recebidos pela música e dança do Grupo Folclórico Mistura Regional.
O secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, esteve no aeroporto, e disse que “essa rota atende a uma forte demanda corporativa, e é um marco importante para a malha aérea do nosso Estado, impulsionando o turismo e oferecendo mais uma conexão entre a região Norte e o Centro-Oeste”.
Expansão - Na manhã de segunda-feira (19), o secretário esteve no hangar da companhia Azul, em Campinas, interior de São Paulo, ao lado do governador Helder Barbalho e do ministro do Turismo, Celso Sabino, onde foi anunciada a expansão da malha aeroviária no Pará, com novos voos entre Belém e os municípios de Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Redenção e Oriximiná. Também foi divulgada a ampliação para três voos diários entre Belém e São Paulo, e a operação de voo diário entre Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e a capital paraense.
Durante a visita também foi apresentada uma aeronave da companhia em homenagem ao Pará, personalizada com traços culturais paraenses, como búfalo, peixe, carimbó e açaí, na programação de lançamento do Programa “Conheça o Brasil Voando”, uma parceria da Azul com o Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e apoio do Governo do Pará.