Festa, shows e concurso de miss ao som das tradicionais marchinhas irão animar o Baile Carnavalesco do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, nesta terça-feira (20), a partir de 16h30. O evento é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e deve reunir cerca de 4 mil foliões na 22ª edição do Baile, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. Um dos destaques será o concurso da Rainha das Rainhas do Carnaval da Melhor Idade. A programação contará ainda com os shows da banda Vingadores do Brega e da Escola de Samba Quem São Eles.
O Baile faz parte do calendário de atividades do "Vida Ativa", sendo um dos momentos mais esperados pelos participantes do Programa. “O objetivo é proporcionar um momento de muita alegria e bem-estar para os idosos, com uma programação que reúne tudo que eles gostam. É um evento para confraternizar e celebrar as importantes ações que o Governo do Pará sempre desenvolve com os alunos atendidos pelo Programa”, disse Cássio Andrade, titular da Seel.
Alegria e solidariedade - Muita criatividade nas fantasias e animação estarão presentes na disputa pelo título de Rainha das Rainhas do Carnaval da Terceira Idade. Sete candidatas serão avaliadas pelos jurados, nos quesitos fantasia, coreografia, conjunto e simpatia.
A programação reunirá grupos de idosos do "Vida Ativa" e de associações cadastradas, que trabalham com atividades que visam proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos. Neste ano, a Seel realizará uma ação solidária durante o Baile, para incentivar doações de fraldas geriátricas e materiais de higiene pessoal, que serão destinados à Comunidade Missão Belém de Benevides - instituição que cuida de pessoas que vivem em situação de rua e idosos. O local é administrado pelo padre Divã Anísio de Sousa, e mantido por doações e com o trabalho de voluntários.
Vida saudável – O Programa Vida Ativa na Terceira Idade é voltado para pessoas a partir de 50 anos, que podem participar de várias atividades gratuitas, priorizando a socialização por meio da arte, cultura, lazer e da prática regular de atividade física.
Os polos em funcionamento são na Tuna Luso Brasileira e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp). As atividades oferecidas incluem hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança, vôlei, alongamento e memorização.