Os cinco dias de festejos carnavalescos do Circuito Icoaraci Folia, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, foram encerrados nesta quarta-feira, 14, com a animação do tradicional bloco carnavalesco Rabo do Peru, além de trio elétrico e bloquinhos de rua que arrastaram uma multidão de foliões pelas ruas do distrito.
O "Rabo do Peru" existe há 29 anos e é tradição no carnaval de Icoaraci. O bloco sai pelas ruas do distrito na quarta-feira de cinzas para a alegria de milhares de brincantes que vêm de vários pontos da Região Metropolitana de Belém. Segundo a organização,cerca de 300 mil pessoas participaram do arrastão do bloco este ano.
Para os 30 anos do Rabo do Peru, no ano que vem, o presidente do bloco, Marco Moraes, explica que a organização já está trabalhando uma temática que faça conexão com a Conferência das das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, em 2025. "Nós já estamos visando a COP-30 e já que ano que vem vamos fazer 30 anos de bloco, vamos nos adaptando ao tema e a Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital não mediu esforços para nos apoiar e estar disponível no que fosse necessário e por isso festejamos mais um ano de Rabo do Peru e está tudo muito lindo", comentou Moraes.
Moradora do bairro do Marco, em Belém, Cristiana Araújo chegou na avenida da folia com muito brilho e se divertiu muito. "É a segunda vez que eu venho, ano passado eu estive aqui e esse ano eu precisei voltar. É muito divertido, é muito contagiante. Está tudo muito lindo. Está maravilhoso", disse.
Para o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, todos os dias de Circuito Icoaraci Folia superaram as expectativas. "Hoje encerramos o Circuito Icoaraci Folia com chave de ouro. Tivemos diversas atrações locais e nacional também que abrilhantaram ainda mais a programação. Os blocos de rua organizados pela população também deram show de criatividade no nosso corredor. Além de tudo isso, era visível muitas vendas, e comércio trabalhando no carnaval, isso fomenta o circuito e é uma grande ajuda na renda da população de Icoaraci", conclui o agente.